Jornalista
Aura Miguel
Aura Miguel é licenciada em Direito pela Universidade Católica e tem uma pós-graduação em Ciências da Informação. Jornalista desde 1982, colaborou nos jornais A Tarde e Semanário. Desde 1985, é editora de assuntos religiosos na Rádio Renascença.Como jornalista da Rádio Renascença, tem efectuado a cobertura jornalística ao lado dos Papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco ao longo de mais de 84 viagens apostólicas, integrando habitualmente a comitiva de jornalistas que viaja a bordo do avião papal.[2] Sendo a mais antiga vaticanista (nome dado aos jornalistas que acompanham as notícias sobre o Vaticano) portuguesa acreditada na Sala de Imprensa da Santa Sé (outro vaticanista é Octávio Carmo, chefe de redação da Agência Ecclesia), acompanha regularmente os Papas nas suas viagens apostólicas. Em 2002, ainda durante o pontificado de João Paulo II, foi escolhida entre os 14 jornalistas convidados pelo Papa para escrever uma das 14 estações da Via Sacra de Sexta-Feira Santa, presidida pelo Sumo Pontífice no Coliseu de Roma.
No mês de setembro de 2015 entrevistou o Papa Francisco, sendo a primeira vez que um Papa falou em exclusivo a um meio de comunicação social português.
Universidade Coimbra
Helena Freitas
Helena Freitas é doutorada em Ecologia pela Universidade de Coimbra (1993), em colaboração com a Universidade de Bielefeld, Alemanha, e realizou um pós-doutoramento na Universidade de Stanford, EUA (1994/1996).
É Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra desde 2003 e detentora da Cátedra Unesco em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável. Foi Directora do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (2004-2012) e Vice-Reitora da mesma Universidade (2011-2015).
Foi Presidente da Liga para a Protecção da Natureza entre 1999 e 2002, primeira Provedora do Ambiente e Qualidade de Vida de Coimbra (2002-2005), Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia (2004-2012) e Vice-Presidente da Federação Europeia de Ecologia (2009-2012).
É Coordenadora do Centro de Ecologia Funcional, uma unidade de investigação no âmbito das Ciências Biológicas e Ambiente. Entre 23 de Outubro de 2015 e 10 de Março de 2016 foi Deputada à Assembleia da República. Entre 10 de Março de 2016 e 18 de Julho de 2017 foi Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior.
Universidade Católica
Nuno Fazenda
Doutorado pelo Instituto Superior Técnico em Planeamento Regional e Urbano, Mestre pela Universidade de Aveiro em Gestão e Políticas Ambientais e Licenciado em Turismo pela Universidade do Algarve, tendo desenvolvido o 2º ano na University of Wales Cardiff.
Com vários anos de experiência profissional na área do turismo - no sector público e privado - foi na CCDRN o Perito-Coordenador responsável pela Agenda Regional de Turismo - Plano de Ação para o Turismo do Norte de Portugal e o coordenador técnico do Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro 2007-2013. No passado, foi ainda Diretor Geral de Hotel 3* e Sub-director de Hotel 4*.
Participou no Grupo de Alto Nível da Fundação Nações Unidas (em Washington D.C.) para o projeto internacional "Criteria for a Sustainable Tourism", lecionou - na qualidade de Professor convidado - na Business School da Universidade George Washington e tem realização várias comunicações em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente Europa, Brasil, China, México e Estados Unidos.
É Professor convidado da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e membro do Conselho Científico da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP.
É Diretor na Direção de Estratégia do Turismo de Portugal, tendo a seu cargo a coordenação técnica da estratégia nacional de turismo - Estratégia Turismo 2027.
Opium
Carlos Martins
Doutorando em Geografia na Universidade do Porto, com investigação sobre estratégias de inovação territorial através da cultura e a criatividade.
Pós-graduado em Turismo Cultural pela Universidade de Barcelona.
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Short Master em Cultura do Vinho e Enoturismo.
Sócio da Opium, Lda, empresa dedicada ao planeamento cultural, territorial e económico. Foi Coordenador da Candidatura e Diretor Executivo de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e da Fundação Cidade de Guimarães.
Foi presidente da ADDICT - Agência de Desenvolvimento das Indústrias Criativas.Foi coordenador do Estudo Macroeconómico "Desenvolvimento de um Cluster de Indústrias Criativas no Norte de Portugal".
Foi co-autor do Plano de Gestão do Centro Histórico do Porto Património Mundial.
Foi coordenador do Programa de Animação das Cidades no âmbito de evento Euro 2004. Foi membro do Conselho Nacional de Cultura - Secção das Artes. Foi vereador da Cultura, Turismo e Desenvolvimento Económico do Município de Santa Maria da Feira. Foi presidente da Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira SA.
Foi Presidente da Direção de Agência de Desenvolvimento Regional de Entre-Douro-e-Vouga. Fundador do Porto Post Doc festival internacional de cinema documental. Fundador da Orquestra Filarmónica Potuguesa. Está a atualmente a coordenar programas de desenvolvimento do turismo cultural para a o Turismo de Portugal, Turismo do Centro e municípios do Norte e Centro do país.
Diretora de Sustentabilidade Six Senses Douro Valley
Marta Cardoso
Marta Cardoso coordena o departamento de Sustentabilidade no Six Senses Douro Valley Desde Julho de 2016 onde suas principais responsabilidades são a monitorização e planeamento do fundo de sustentabilidade, desenvolvimento de novas parcerias, controlo, quantificação e análise de indicadores de performance e gestão de projectos.
Nasceu em 1991, no Porto. Formou-se em Bioengenharia na Universidade de Trás- os -Montes e Alto Douro seguido por uma Pós-Graduação em Agronomia, onde seus principais temas foram Solo e Conservação da Água, Desenvolvimento Sustentável e Produção e Gestão de culturas.
Enquanto ainda era estudante participou em várias equipas de investigação: Em 2013, CITAB- Centro de Investigação e Tencnologias Agro-Ambientais e Biológicas, em Vila Real, estudando os potenciais efeitos do aumento do azoto num ecossistema mediterrânico. Em 2014, trabalhou como Bolseira no CSIC - Instituto de Agricultura Sustentável - em Córdoba, Espanha, estudando a composição genômica da integração de linhas de cevada no trigo.
Jornalista
Paulo Salvador
Paulo Salvador é Jornalista e desde 1994 que faz parte dos quadros da Direção e Informação da TVI.
Formou-se em Estudos de Media na Universidade Técnica de Lisboa e estudou Jornalismo na Columbia University (New York).
Faz parte do Observatório de Imprensa, com sede em Lisboa.
Ao longo da sua carreira televisiva, editou, coordenou e apresentou inúmeros jornais televisivos





Gestor de projeto The Fladgate Partnership
Paulo Guerra
Licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde esteve envolvido em projectos ligados à logística de resíduos, e se apaixonou por folhas de cálculo.
Pós-graduado em Gestão de Operações pela Porto Business School, onde apurou a apetência pela organização, planeamento e eficiência de processos.
Gestor do Projecto World of Wine desde Janeiro 2015, onde trabalha para entregar uma experiência de classe mundial.









Chef Restaurante Mesa de Lemos
Diogo Rocha
Diogo Rocha tirou o curso de Cozinha e Pastelaria em Coimbra, a licenciatura em Produção Alimentar e Restauração no ESTHE e está prestes a terminar o mestrado em Sustentabilidade de Turismo.
Fez parte de um leque variado de projetos como o Encontrus Catering, Terreiro do Paço, Villa Joya e Valle Flor.
Em 2008 integra o grupo Dão Sul e, um ano depois, assume a chefia executiva de todo o grupo com 3 espaços de restauração como a Quinta do Cabriz, Quinta do Encontro e Paço dos Cunhas do Santar.
Desde 2009 faz parte do corpo docente da Escola Superior de Turismo de Seia, onde leciona a cadeira de Gastronomia e Enologia.
Atualmente assume o projeto do Restaurante da Quinta de Lemos.




Termas de Portugal
Pedro Cantista

Licenciado em Medicina pela Universidade do Porto em 1979. Doutorado pela Unversidade Complutense de Madrid.
Médico Especialista em Medicina Física e de Reabilitação no Hospital de Santo António no Porto.
Atual Presidente da International Society of Medical Hydrology e da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica.
Competência em Medicina da Dor pela Ordem dos médicos.
Competência em Hidrologia e Climatologia pela Ordem dos Médicos.
É Ex-Presidente da Sociedade Portuguesa de MFR.
É Ex-Secretário Geral da European Society of Physical and Rehabilitation Medicine.
É Ex-Vice Presidente da International Society of Physical and Rehabilitation Medicine.
Presidente do Comité de Guidelines da European Society of Physical and Rehabilitation Medicine.
Foi, entre 2002 e 2013, Coordenador do Programa Funcional do Centro de Reabilitação Norte.

CAUDALIE
Joseph Vercauteren
Doutorado pela Universidade de Reims, na região do Champagne, no domínio das substâncias naturais.
É Professor na Faculdade de Farmácia de Montpelier em França e Farmacêutico.
É um fervoroso defensor da Filoterapia e um nome incontornável quando se fala de Vinoterapia.
Fundador da marca dos cosméticos Caudalie.
Descobriu a forma de estabilizar a ação dos polifenóis, as moléculas antioxidantes mais potentes do mundo vegetal e que estão na origem da criação da marca dos cosméticos Caudalie.
Foi na região vinícola de Bordéus que começou a sua paixão pelo estudo das propriedades da vinha.
Basque Culinary Center
Idoia Calleja
É desde 2010 directora de Masters y cursos na Basque Culinary Center que integra a FaculDade de Ciencias Gastronómicas- Espanha. Foi coordenadora de cursos e mestrados da escuela de diseno y Nuevas tecnologias em San Sebastian, Espanha. Foi coordenadora de cursos e mestrados da escuela de diseno y Nuevas tecnologias em San Sebastian, Espanha. Fez ainda parte do departamento de marketing da empresa SABICO. SERVICES. Foi na Universidade de Exeter que tirou a licenciatura e Business Administration.






Centro Neurociencias de Coimbra
Ana Catarina Gomes
Licenciada em Bioquímica, Doutorada em Biologia Molecular e detentora de um MBA, tem dedicado a sua vida profissional ao setor do Conhecimento, tendo durante 10 anos sido responsável pelo desenvolvimento e implementação de uma linha de I&D estratégica no sector da Vinha e do Vinho, que cobriu a totalidade da sua cadeia de valor: desde a interação entre a videira-fitopatogenios-fitoprotetores, ao impacto celular dos metabolitos do vinho, passando pela conservação do património genético da videira. Em 2016 assumiu a direcção executiva do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, passando a dedicar-se ao Gestão de Conhecimento, mas nunca se desligou do sector vitivinícola, onde até à data é a delegada nacional para a comissão IV da OIV “Nutrição e Saúde”.








Investigador
António Graça
Antonio Graça lidera o departamento de Investigação e Desenvolvimento da Sogrape Vinhos SA, uma função que exerce desde que, em 2003, foi encarregado da sua criação . Mestre em Enologia pela UTAD, tem atividade contínua de palestras em cursos e aulas de mestrado de diversas universidades portuguesas e internacionais. Entre 2003 e 2014, representou a Sogrape na Direção da ADVID - Associação para o Desenvolvimento da Viticultura do Douro e em 2009 na fundação da PORVID - Associação Portuguesa para a Diversidade da Grapevine, integrando a sua Direção desde então. É perito em viticultura na OIV - Associação Internacional de Vinha e Vinho (Paris) e membro dos júris de concursos de vinhos internacionais como o International Wine Challenge (Londres, RU) e Mundus Vini (Neustadt, Alemanha). Publicou vários trabalhos científicos e atualmente concentra a sua atividade na conservação de recursos genéticos da videira, adaptação às mudanças climáticas, resiliência e gestão de precisão em sistemas de produção. Colabora regularmente com o CEEV - Comité das Empresas Europeias de Vinho (Bruxelas, Bélgica), tendo participado ativamente na criação da primeira agenda europeia de I&D para a indústria vitivinícola, publicada em documento de posição no início de 2016. Além de seus interesses profissionais, Antonio é casado e tem uma filha adolescente. Um humanista, acredita nos princípios fundadores da União Europeia e usa os tempos livres para pesquisar o patrimônio étnico e cultural criado pelas explorações portuguesas que ainda sobrevivem em todo o mundo, bem como, o papel fundamental desempenhado pelo vinho na humanidade e na civilização.
Jornalista
Luis Costa
Jornalista profissional há 33 anos e subdiretor da RTP Internacional.
Fundador, editor e colunista da Revista WINE – A Essência do Vinho.
Redator e membro do painel de provas da Revista de Vinhos.
Autor do primeiro programa de vinhos da TV Portuguesa, “A Hora de Baco”, que coordenou entre 2004 e 2008.
Integrou o Júri do “TOP 10 Vinhos Portugueses” em 2017.










x
Warning  O seu navegador está desatualizado, possui falhas de segurança e pode apresentar problemas a exibir este e outros websites. Resolver Agora
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar este website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Conheça a nossa política de utilização de cookies. Fechar