ARPT DO ALENTEJO – TURISMO DO ALENTEJO - Diretor Executivo
António Lacerda
António Lacerda é Diretor Executivo na Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo - Turismo do Alentejo.
É licenciado em S. Social, pelo ISSSC, com pós-graduação em Gestão Pública, pelo INA. Foi Técnico Superior Assessor Principal, do Mapa de Pessoal do Município de Alcácer do Sal, desde Janeiro de 1985, presentemente em situação de mobilidade por interesse público, Membro da Comissão Regional de Turismo da Região de Turismo de Setúbal – Costa Azul, de 1986 a 2005, Chefe da Divisão Sócio Cultural da Câmara Municipal de Alcácer do Sal desde 1987 e até 2005, Administrador-Delegado da Associação das Regiões de Turismo do Alentejo, de 2000 a 2008, Diretor Executivo da Agência Regional de Promoção Turística – Turismo do Alentejo desde 2004 e até ao presente, Membro Suplente da Comissão Executiva da Região de Turismo da “Costa Azul”, de 2005 a 2009, Requisitado como Técnico Superior Assessor Principal pela Região de Turismo de Setúbal “Costa Azul”, de 2006 a 2008 e Chefe de Divisão do Departamento de Turismo e Ambiente / Divisão de Turismo e Atividade Económicas da Câmara Municipal de Setúbal, em regime de substituição, de 2008 a 2010.
Alle Wine - CEO
António Pé-Curto
António Pé-Curto é Licenciado em Biologia e Mestre em Geologia Estrutural, ambos pela Universidade de Évora. Possui um MBA pela Universidade Católica | Universidade Nova |MIT.
Atualmente, é diretor de unidade numa multinacional farmacêutica, investigador de Wine Business no ISCTE Business School, formador e professor de Enoturismo em várias instituições. Fundou a Alle Wine, uma start-up tecnológica na área do Enoturismo, que em 2018 ganhou o 1.º Prémio no concurso Wine Discoveries integrado nas Cidades Europeias do Vinho e foi alfa start-up no Web Summit em 2019.
CVR Dão - Presidente
Arlindo Cunha
Arlindo Cunha nasceu em São João da Boavista, Tábua, distrito de Coimbra, a 15 de Novembro de 1950.
É licenciado em Economia pela Universidade do Porto e doutorado em Economia e Política Agroalimentar pela Universidade de Reading (Reino Unido).
Foi quadro superior e Diretor de Serviços da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) de 1976 a 1986, Secretário de Estado no Ministério da Agricultura (1986-90), Ministro da Agricultura (1990-94), deputado no Parlamento Europeu (1994-2003), Ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente (2004), Presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte (2003-2004), Presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense-Porto Vivo, SRU (2004-2010) e, desde 2010, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, onde é vitivinicultor.
É professor da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica - Porto.
Quinta da Lagoalva - Responsável de Enologia
Diogo Campilho
O Diogo Campilho nasceu e vive na Quinta da Lagoalva, que pertenceu à sua avó paterna. Cresceu acompanhando os trabalhos da quinta e formou-se em enologia na UTAD, em Vila Real. Viajou e trabalhou na Austrália, onde cresceu enquanto enólogo através do conhecimento das técnicas e modos de produção característicos do Novo Mundo.
De regresso a Portugal, iniciou em 2003 o seu percurso profissional na Lagoalva, pondo em prática os métodos de produção e de trabalho que a sua experiência internacional lhe proporcionou. Em 2005, tornou-se enólogo responsável, função que desempenha até ao momento e na qual conta com a preciosa colaboração do enólogo e amigo Pedro Pinhão.
Na Quinta da Lagoalva, que exporta hoje para sensivelmente 20 mercados e produz cerca de 600.000 garrafas, além de enólogo, é responsável pelo mercado nacional e internacional. Fez uma pós-graduação na Universidade Nova de Lisboa, no Curso Geral de Gestão. Esteve ainda, durante 7 anos, responsável pela área de enoturismo da Quinta da Lagoalva e foi também o responsável de toda a produção agrícola durante cerca de 6 anos.
Simultaneamente, foi provedor na CVR Tejo e, desde 2016, é vogal na área da produção da mesma. Também pertence e é cofundador do grupo Youngwinemakers of Portugal, juntamente com outros colegas de outras regiões e cujo propósito é a divulgação, em conjunto, dos vinhos portugueses em eventos internacionais.
Turismo de Portugal - Técnico superior na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra
Filipe Carvalho
Filipe José de Matos Carvalho nasceu a 23 de julho de 1968 e é licenciado em Gestão e Planeamento em Turismo, na Universidade de Aveiro.
Fez parte do Departamento de Gestão de Programas Comunitários do Instituto do Turismo de Portugal, I.P, desde 2010 e atualmente integra a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Foi auditor no programa Seleção Gastronomia e Vinhos - Viseu Dão Lafões, CIM Coimbra e CIM Aveiro promovido pela AHRESP. Integrou a Comissão organizadora das Jornadas de Enoturismo – O Centro de Portugal como destino de Enoturismo – desde 2011 na Região Demarcada da Bairrada até 2021 na Região Demarcada da Beira Interior, coordenador do Curso de Escanção da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, desde 2011, foi coordenador do curso de Pós Graduação em Gestão Turística e Hoteleira, de 2010 a 2021, foi representante do Turismo de Portugal no Júri Nacional das provas de Qualificação e Certificação do SNATTI.
CVR Lisboa - Presidente
Francisco Rico
Francisco Toscano Rico é Engenheiro Agrónomo e já foi Técnico Superior com cargos de Direção no Gabinete de Planeamento e Políticas, do Ministério da Agricultura, no setor dos lacticínios, na área da segurança alimentar e da PAC- Política Agrícola Comum. Também já foi técnico Superior e Vice-Presidente, no Instituto da Vinha e do Vinho, Adjunto do Secretário de Estado da Agricultura e é atualmente Presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.
Influencer Digital
Isabel Saldanha
Isabel Saldanha é licenciada em Línguas e Literatura Moderna (Variante Inglês/Português), na Faculdade de Letras de Lisboa. Tem também a licenciatura em Gestão, na Universidade Católica de Lisboa.
Tem o curso de Fotografia no IPF - Instituto Português de Fotografia, Mestrado em Sociologia das Organizações, é Formadora Certificada em Coaching e PNL e também em Escrita Criativa. É uma viajante inveterada, leitora compulsiva, cabecilha do Gang do Pé Preto.
Isabel é filha de Deus e Aprendiz de Baco.
Casal Branco - Administrador
José Lobo
José Lobo de Vasconcelos é licenciado em Economia Política pela University College London, em 1981.
Em 1989, integrou a Comissão Instaladora da IPR Almeirim, Coruche e Chamusca. Integrou a Comissão Executiva da CVR Ribatejana - em representação do comércio.
É administrador da Quinta do Casal Branco, desde 1986.
Em 1994, assumiu a liderança no processo de internacionalização dos vinhos produzidos na Quinta do Casal Branco, respondendo aos desafios da globalização do setor vitivinícola.
Foi um dos impulsionadores da Rota dos Vinhos do Tejo constituída na Quinta do Casal Branco, em julho de 1996.
Familiarizado com as principais regiões produtoras de vinho do mundo, em 2004 apostou na modernização da Adega da Quinta do Casal Branco, uma das adegas pioneiras no Enoturismo da região do Tejo.
Em 2020, foi um dos criadores do Festival Entre Quintas.
Ollem - CEO
Madalena Viana
Madalena de Mello Viana, nasceu em Lisboa, estudou Turismo e viajou pelo Mundo. Hoje, com várias experiências de trabalho acumuladas, dedica-se a este projeto de Turismo Fluvial, em que pretende dar a conhecer a imensa beleza natural do Ribatejo.
O projeto começou de uma maneira muito simples: apaixonou-se pelo rio e pelo Ribatejo, e assim nasceu a Ollem Turismo – nome que inverte o apelido de solteira (Mello).
Com um profundo fascínio pela água, pela natureza e pelos barcos, conseguiu arranjar forma de aliar os seus maiores prazeres a uma atividade profissional ligada ao turismo fluvial.
A Ollem Turismo nasceu em 2005 e é especializada em Marítima / Turística com rotas culturais e paisagísticas enquadradas com a história do Ribatejo, legado patrimonial e riqueza cultural.
Desenvolve circuitos e tourings com especial incidência na cultura Avieira focada na interpretação do património. A criação de roteiros de Turismo Cultural e Planeamento Turístico são igualmente parte da sua atividade, bem como, a incrementação de produtos turísticos à medida do cliente.
Neste momento a Ollem Turismo tem a Quinta da Marchanta, www.marchanta.pt, um Turismo Rural no Ribatejo, com 11 quartos, restaurante e cavalos lusitanos.
Em Janeiro de 2022, chegará o seu primeiro barco casa ao rio Tejo para subida do rio com capacidade de 6 pessoas dormirem a bordo e 18 para passear.
EntreVinhas - CEO
Madalena Vidigal
Licenciada em Gestão Hoteleira e pós-graduada em Enoturismo, Madalena Vidigal tem dedicado os últimos 9 anos ao turismo de vinhos. Desde que criou o Entre Vinhas – site especializado em enoturismo – em 2015, já viajou pelas principais regiões de vinho do mundo como Austrália, Califórnia, Chile, Bordéus, Rioja e Jerez, Tokaji e Portugal de Norte a Sul.
Em 2021, criou a sua própria Formação online de Enoturismo, contando já com mais de 60 participantes.
Autora do podcast “5 Minutos de Vinho” onde simplifica vários conceitos vínicos, episódio a episódio.
APENO - Presidente
Maria João de Almeida
Maria João de Almeida é licenciada em Comunicação desde 1995, tendo-se especializado na área dos vinhos. Foi jornalista na TVI e integrou os quadros do Expresso durante mais de uma década. Colabora frequentemente com várias publicações e é membro de júri de diversos concursos de vinho e gastronomia nacionais e internacionais.
É autora de livros, entre os quais Memórias do Vinho (classificado como obra de interesse cultural pelo Ministério da Cultura), Guia do Enoturismo em Portugal (premiado como o Melhor do Mundo nos Gourmand Awards), Vinho na Ponta da Língua e Vinho à Mesa (vencedor do 1º prémio 'Livro do Vinho' do Portugal CookBook Fair, promovido pela APEL - Associação Portuguesa de Editores e Livreiros e pela BrandScape). Em 2016, recebeu o prémio especial 'Crítica de Vinho', pela Revista Paixão pelo Vinho.
Foi condecorada pela Ordem Soberana dos Cavaleiros de Santo Urbano e São Vicente e é membro da prestigiada Confraria do Vinho do Porto. Lecionou no curso de pós-graduação de Marketing do Enoturismo, na Universidade Lusófona, do qual também foi fundadora. É Certified Port Educator, formada pelo IVDP - Instituto do Vinho do Porto e Douro. Em 2009, lançou o seu site www.mariajoaodealmeida.com e a VinhoTV, o primeiro canal de televisão dedicado ao vinho na web. É ainda autora de documentários para televisão, formadora de cursos de vinho, oradora de palestras, coordena viagens premium de enoturismo, é consultora da TAP na escolha dos vinhos a bordo e, mais recentemente, desde Julho de 2018, é consultora do LIDL na área de vinhos.
É uma das fundadoras e Presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo (2020) e Delegada de Portugal na OMET - Organização Mundial de Enoturismo.
Turismo de Portugal - Gestor de produto
Nuno Madeira
Trabalha no turismo desde 1995, sendo atualmente gestor do Mercado da Rússia, do Enoturismo e do Turismo Desportivo, no Turismo de Portugal.
Com uma experiência diversificada, destaca a recente e atual, ação operacional nos mercados da China e da Rússia.
Passou por gabinetes governativos do Turismo e foi docente e formador, muitos anos, no ISLA/Europeia e outros estabelecimentos.
Chegou a trabalhar no setor dos vinhos, no ICEP, quando se faziam os Encontros do Bussaco. É licenciado em Gestão de Empresa e mestre em Gestão e Estratégia Industrial, com tese no tema da Sazonalidade.
Turismo do Centro - Presidente
Pedro Machado
Pedro Machado é Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (desde 2013). É também Presidente da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (desde 2007). Doutorando em Património Alimentar: Culturas e Identidades, Mestre em Ciências da Educação, Licenciado em Filosofia, exerceu vários cargos.
Atualmente, é Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Coimbra (desde 2021), Membro Cooptado da Escola Superior de Turismo e Hotelaria, do Instituto Politécnico da Guarda (desde 2018), Personalidade Convidada do Conselho Consultivo do Instituto Superior de Ciências Empresariais e Turismo (desde 2018), Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viseu (desde 2017), Membro Cooptado do Departamento de Gestão, Economia e Turismo da Universidade de Aveiro (desde 2017), Presidente da Assembleia Geral da Centro de Portugal Film Commission e Presidente da Assembleia Geral da iNature.
Quinta da Lapa - CEO
Sílvia da Costa
Após 25 anos na área da Arquitetura, Sílvia Canas da Costa abraça o projecto familiar Quinta da Lapa, em 2011, quando abriu as portas do palacete tricentenário ao público, e acompanha desde aí, toda uma equipa, tanto na área do vinho como do enoturismo.
Presidente da Entidade Regional de Turismo || Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo
Vítor Silva
Vítor Augusto Fernandez da Silva nasceu a 23 de janeiro de 1949, em Beja e é licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico.
É Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo, desde Novembro de 2020, Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, desde 2010, foi Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, desde 2008 até finais de 2020, Vice-Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, entre 2007 e 2010, Presidente da Região de Turismo Planície Dourada, entre 2003 e 2008, Delegado Distrital de Beja do INATEL (Instituto Nacional de Apoio aos Tempos Livres dos Trabalhadores), entre 1999 e 2003, Empresário de Turismo no setor de restaurantes, bares e discotecas, entre 1983 e 1998, Professor do Ensino Secundário (Física, Química, Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação), entre 1975 e 2003 e Formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação entre 1985 e 2003.
É também Presidente da Assembleia-Geral da Associação Rota Vicentina, Presidente da Assembleia-Geral da Associação de Defesa do Património de Beja, foi Membro da Comissão Municipal de Turismo de Beja, entre 1988 e 1993, Membro do Conselho Consultivo para a Preservação do Património Cultural da Região de Beja, entre 1990 e 1995, Membro da Direção da ARTA – Associação das Regiões de Turismo do Alentejo, entre 2003 e 2008 e colaborador de várias rádios, jornais e revistas, de âmbito regional.
x
Warning  O seu navegador está desatualizado, possui falhas de segurança e pode apresentar problemas a exibir este e outros websites. Resolver Agora
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar este website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Conheça a nossa política de utilização de cookies. Fechar