Wine Specialist
Bruno Cunha

Bruno Cunha é sommelier e profissional de restauração. 

 

A sua meta diária é oferecer ao cliente uma experiência profícua e inesquecível, com atenção ao detalhe. O seu veículo é o conhecimento que adquiriu ao longo dos anos através de formação e busca de informação. E o combustível que o move é a paixão pelo vinho e a vontade de a partilhar com outras pessoas.

 

Percurso no mundo dos vinhos

Percorreu o mundo em busca de novas experiências, viveu na Venezuela e na Nova Zelândia, mas foram os vinhos que o fixaram de novo em Portugal.

Os primeiros passos na restauração, no Algarve, foram também os mais desafiantes. As passagens pela Quinta do Lago (restaurante Bovino Steakhouse) e pelo Grupo Anantara, mais concretamento no resort Anantara Vilamoura (Restaurante EMO, onde recebeu o Wine Spectator Award 2019, trouxeram-lhe resiliência e um profundo conhecimento de serviço "fine dining" e de contacto com o cliente. A procura de novos mercados levou-o a regressar a Braga, ao Restaurante Elevador Bom Jesus e ao Restaurante Ignácio (Grupo Chef Paula Peliteiro). Da sua atividade profissional destaca o contacto próximo com os produtores de vinho que lhe permite entrar pelas portas traseiras de muitas quintas de norte a sul do país e descobrir os seus segredos, especialidades e know-how.

Castel Mimi
CRISTINA FROLOV
Cristina Frolov 

Cristina Frolov is managing the family wine resort. From the opening until now, Castel Mimi managed to become nr. 3 touristic destination recommended to foreign tourists and was included in Top 15 architectural masterpieces of the wine world.
Except wine tours and tastings, Cristina and her team, has development a whole experience around wine and leisure. The winery has become a cultural center where magnificent open air events take place, fine dining dinners at the castle's terrace, a beautiful ceremony and a conference. Tourists not only find out the history of wine making, but also have the chance to have oeno-gastronomic experiences, visit a century old rugs collection included in UNESCO world heritage or attend a classical music concert in one of the cellars. Member of the Board Council of the National Vine and Wine Office, she alongside her fellow colleagues, participates in the strategy development of the country brand Wine of Moldova and of the Wine Tourism in general.

Presidente da Direcção da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior
Rodolfo Queirós

Natural do Marco de Canaveses, Rodolfo Queirós é licenciado em Engenharia Agrícola pela Escola Superior Agrária de Viseu, tendo também uma pós-graduação em Marketing de Vinhos pela Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

Rodolfo Queirós tem já um percurso longo na Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI). Desde há quase vinte anos que desempenhava as funções de Diretor Técnico da CVRBI, que acumulava com a coordenação da câmara de provadores.

Na formação do recém-eleito Presidente da CVRBI – a eleição aconteceu a 30 de Novembro - conta-se ainda o diploma WSET3, Wine & Spirit Education Trust. É também formador no Curso de Escanção (Atlas do Mundo dos Vinhos) no Turismo de Portugal.

Rodolfo Queirós é um profundo conhecedor da realidade vitivinícola da Beira Interior e nacional.


 

 

 

 

 

Doutor em Turismo pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve
Professor Doutor Edgar Teles Marques Salgado Lameiras
Doutor em Turismo pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, com a tese “o perfil do enoturista: o caso português”.
 
Mestre em Secreção Vegetal e Recursos Naturais Renováveis, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Pós-graduado em viticultura e enologia, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Instituto Superior de Agronomia e Licenciado em Biologia pela Universidade de Coimbra.
 
Coordenador da Pós-graduação em Wine Business da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria. Professor adjunto da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
Presidente da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal
Ângelo Machado
Ângelo Miguel Machado, natural de Lisboa, 49 anos, estudou na Escola Superior Agrária de Castelo Branco e está atualmente a concluir os estudos na Escola Superior Agrária de Santarém, o curso de Ciências Agrárias.

 
A nível pessoal, é viticultor há cerca de 30 anos, exercendo neste momento o cargo Presidente de Direção da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal. Acumula outros cargos, como Presidente do Concelho de Administração na Adega Cooperativa de Palmela, Presidente da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, Vice-presidente da Mesa da Assembleia da Associação da Baía de Setúbal, 1º suplente da Direção da Associação de Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal - Adrepes e Presidente do Concelho Fiscal da CVR da Península de Setúbal.
Vice-Presidente Associação Rota da Bairrada
Eng. Jorge Sampaio

Nasceu em 28 de fevereiro de 1972, em Sangalhos, Anadia, licenciado em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra e Pós-Graduação em Ciências da Construção, estando, actualmente, a tirar o Doutoramento em Turismo pela Universidade de Aveiro, sendo a Tese sobre Enoturismo.

 

Exerceu Eng Civil até janeiro de 2002, momento que entrou para a Câmara Municipal de Anadia como Vereador onde, ainda hoje, exerce as funções de Vice-Presidente.

 

Foi um dos responsáveis pelo projecto de restruturação da Rota dos Vinhos da Bairrada que deu origem, em novembro de 2006, à actual Rota da Bairrada, onde ,de 2006 a 2009, foi Vice-Presidente e, desde essa data até à data actual, exerce as funções de Presidente da Direcção da referida Associação.

 
 
 
 
Coordenadora da Pós-graduação em Enoturismo, ESHT, Politécnico do Porto
Bebiana Monteiro

Engenheira alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, pós-graduada em Gestão (MBA) pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, mestre em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e especialista em Hotelaria e Restauração pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto.

 

Os 17 anos de experiência no setor dos vinhos, permitiram obter uma visão global e integrada deste setor apaixonante. Desempenhou funções de gestão de produção e qualidade na Bairrada; formação, consultoria e auditoria em sistemas de gestão nos Vinhos Verdes, Douro, Trás-os-Montes, Bairrada, Dão e Lisboa; vinificação nos Vinhos Verdes e Douro; seleção e treino de painel de provadores em Vinhos do Porto e Vinhos Verdes. Na Região Demarcada dos Vinhos Verdes assumiu a direção de vinhos e enoturismo do 1.º hotel vínico da região; export manager e wine educador; e coordenação técnica de projetos de enogastronomia e enoturismo.

 

Atualmente, Coordenadora da Wine School e da Pós-graduação em Enoturismo da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto (ESHT, IPP) e Professora Adjunta convidada  no Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo (ISCET).

 

Bebiana Monteiro sonha percorrer cada região vitivinícola do "Velho e Novo Mundo" e sentir o seu terroir.

Founder & CEO at The Spot Agency
Nuno Santiago
- Licenciado em Gestão e Planeamento em Turismo pela Universidade de Aveiro.
- Certification em E-tourismo pela University of Surrey
- Certification em Real Estate, Development and Hotel Investment pela Cornell University

 
Iniciou a sua carreira na RDPE – Desenvolvimento de Projectos Empresariais, onde assumiu a gestão de projectos nas áreas do turismo e do imobiliário temático, tendo posteriormente integrado os quadros da CPU. Consultores, onde criou e liderou a CPU Tourism Consulting.
 
Assumiu posteriormente a função de Director de Desenvolvimento do Grupo Amorim Turismo, em Portugal, Angola e Moçambique, de onde transitou para a Essentia Consultores, onde assumiu a gestão de diversos projectos, entre os quais o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Ilha do Príncipe. No âmbito da implementação deste Plano foi criada a Fundação Essentia Príncipe, da qual foi administrador. Posteriormente assumiu as funções de CEO na Masemba, grupo editorial que integrava títulos como as revistas Lux, Lux Woman e Revista de Vinhos, tendo sido responsável pelo lançamento da revista Cristina.
 
Em 2017 criou a Media Camp, empresa que aposta na produção de conteúdos e inovação editorial e no início deste ano lançou uma agência de PR e comunicação na área digital, a The Spot Agency É, desde 2017, acionista da Reserva Especial, empresa que detém o título Vinho Grandes Escolhas.
 
É membro da direção da Associação Portuguesa de Imprensa.
 
 
 
 
 
 
Diretor Executivo do NEST
Roberto Antunes

Formado em economia pela Universidade Nova de Lisboa, e com uma pós graduação em Gestão de Turismo pela ESTH do Estoril.

 

Longa experiência em gestão de marketing, comunicação e inovação com funções de liderança local, regional e global em multinacionais na área de bens de grande consumo, nomeadamente 18 anos na Unilever (Portugal, França, Itália, UK e Brasil).

Desde Maio deste ano, assumo o cargo de Diretor Executivo do NEST. 

 

Fundador da Startup: Alle Wine
António Pé-Curto

- Licenciatura em Biologia pela Universidade de Évora 2002,

- Mestrado em Cartografia Geológica pela Universidade de Évora 2004,

- MBA pela Universidade Católica | Universidade Nova | MIT – 2012

- PhD researcher em Marketing/Wine Business no ISCTE-IUL desde 2017

 

Experiência professional

 

- Várias funções na Eli Lilly & co, entre as quais Italian Operations Manager, European Marketing Manager, actualmente Market Access & Corporate Affairs Director para Portugal.

- Fundador da Startup: Alle Wine – Tourism Business Development, esta startup ganhou em 2018 o primeiro prémio do concurso de empreendedorismo “Wine Discoveries” das Cidades Europeias do Vinho, em 2019 foi única empresa do sector do vinho a figurar no Web Summit onde fez a sua apresentação internacional.

Responsable de Experiencias Únicas en la Bodega Abadía Retuerta LeDomaine
Elsa Suárez

Elsa Suárez, actualmente ocupa el puesto de Responsable de Experiencias Únicas en la Bodega Abadía Retuerta LeDomaine desde el año 2017. Su formación parte de Administración de Empresas, especialidad Marketing en el Instituto Tecnológico Autónomo de México, Ciudad de México, de donde es natural. Estos estudios universitarios se complementan desde el punto de vista turístico y enoturistico con el Master de Gestión Cultural en la Universidad de Carlos III y los masters en sumillería de WSET II y WSET III. 

 
 
 
 
 
 
 
 
Chefe Núcleo Administração Geral e Comunicação da Turismo Centro Portugal
Adriana Rodrigues

Chefe Núcleo Administração Geral e Comunicação da Turismo Centro Portugal, desde 2014

Vereadora Cultura, Desporto, Turismo e Associativismo, Câmara Municipal Vale de Cambra (2009 a 2013)

Diretora Desenvolvimento Organizacional, no Instituto Planeamento e Desenvolvimento Turismo (2007-2009)

Técnica Recursos Humanos e Executive Search, Grupo Visabeira (2006-2007)

Técnica Recursos Humanos, Grupo UNICER (2004-2006)

 

Licenciada em Psicologia, Ramo Trabalho e Organizações, pela Faculdade Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Coimbra

Doutoranda em Psicologia Social, Aplicada aos Contextos Organizacional e Político-Jurídicos, pela Universidade Santiago de Compostela, Espanha

   
 
 
 
Delegada do Turismo de Portugal em Espanha
Maria de Lurdes Vale
É a Delegada do Turismo de Portugal em Espanha desde 2014.
 
Foi vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, assessora de Imprensa no Ministério da Economia do XIX Governo Constitucional, Conselheira de Imprensa na Embaixada de Portugal em Madrid, Adjunta na Secretaria Geral Ibero-Americana em Madrid, jornalista, editora adjunta, editora e editora executiva (16 anos) no Diário de Notícias, Correspondente da SIC em Espanha, autora e co-apresentadora do programa Aqui Europa na RTP e SIC. Iniciou carreira profissional como jornalista no DN, RTP e Antena1 e como coordenadora na Movijovem de programas de Animação e Turismo.
Brace´Arte
Isabel Martins
Tal como consta no curriculo trabalhei 20 anos nos serviços do Instituto, certo dia fartei-me de papeis e computadores e decidi mudar de vida.
 
Regressei à minha terra natal, Malcata, e foi então que tomei conhecimento de um workshop em bracejo que ia decorrer em Sortelha. Eu que nem sabia o que era bracejo fui tentar saber. Qual o meu espanto quando soube que era a matéria-prima com que faziam as pequenas lembranças tipicas daquela aldeia histórica.
 
O workshop era o lançamento do projeto entrelaços, lançado por várias entidades tais como, Municipio do Sabugal, Aldeias Históricas de Portugal, IEFP, CEARTE . entre outras.Frequentei a formação e no final da mesma fui contratada mais três colegas para trabalhar em Sortelha para um determinado empresário. Entretanto o projeto terminou  e eu abri a atividade, começando a criar as minhas próprias peças.Como forma de as mostrar e saber a reação do público, comecei por fazer as feiras a nível do concelho, mas sempre com vontade de ir mais longe. Entretanto participei na feira Multicultural em Madrid onde fiz também um workshop a convite da Drª Maria Vale, FIA-Feira internacional de artesanato, Feira nacional de artesanato em Vila do Conde, participação em várias feiras a convite do Municipio do Sabugal. Participei no Summer camp de Lisboa, este fim de semana vou participar no mercadinho de Natal em Santo Tirso a conviite da confraria do CACO. Está agendado para dia 14 de dezembro um workshop no restaurante Esporão no Porto, para onde fiz uns candideiros.
x
Warning  O seu navegador está desatualizado, possui falhas de segurança e pode apresentar problemas a exibir este e outros websites. Resolver Agora
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar este website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Conheça a nossa política de utilização de cookies. Fechar